Castro e Leia: Nós identificamos e vencemos os inimigos do nosso casamento
Em dezembro de 2004 eu e Léia nos conhecemos, começamos a namorar em janeiro de 2005, com oito meses de relacionamento ela ficou gravida e decidimos morar juntos, como muitos casais começam um relacionamento de forma errada e sem conhecer os desafios que é a vida a dois proporciona.
Foi um começo muito difícil, enfrentamos diversos problemas, pois eu queria viver uma vida de solteiro e sem compromisso, sem dá satisfação, e isso foi gerando uma profunda angústia no coração da Léia, a ponto de ela dizer que não aguentaria mais viver “um faz de conta”, ou seja, um casamento onde não existia respeito.
Na verdade, eu tinha mais compromisso com os “amigos” do futebol do que com a minha esposa e nosso filho, e naquele momento difícil em nossas vidas com o casamento por um fio, mediante as dificuldades, minha Léia buscou ao Senhor e colocou em prática sua fé.
Por 5 anos orou pelo nosso casamento e pela nossa família. Em março de 2011 quis Deus colocar pessoas em nosso caminho com disposição de investir em nossas vidas. Refiro-me aos Pastores Valcenir e Cida, Leudo e Maria, que nos fizeram uma proposta abençoadora; eles estavam dispostos a nos ajudar a superar a crise no nosso casamento e nos mostrar que é possível ter um casamento abençoado. Eles nos disseram que em Cristo poderíamos restaurar o nosso casamento, e não havendo outra saída, decidimos aceitar a proposta de ser pastoreados e cuidados.
O fato é que Deus enviou essas pessoas como um instrumento de bênçãos para as nossas vidas, integramos a um programa de pastoreamento especifico para casais na Igreja, fizemos cursos de casais e participávamos de tudo que poderia agregar valor ao nosso casamento, como seminários e conferencias para casais, e Deus começou a fazer algo extraordinário em nossas vidas.
Quando muitas coisas boas já haviam acontecido, nos mantivemos sob os cuidados dos nossos pastores e também nos preparando e nos capacitando para ajudar outros casais, que assim como nós, podiam está passando por muita dificuldade conjugal.
Alguns fatores que fizeram muita diferença nesse processo de restauração em nossas vidas.
- Obediência: Aceitar ajuda de pessoas comprometidas com o Reino de Deus, entendendo que existem momentos que só a graça de Deus pode transformar uma família, e não ser somente ouvintes, mais praticantes dos princípios de Deus estabelecidos em sua palavra, conforme ensina o apóstolo Tiago.
- Congregar: Compreender que ser Igreja é muito mais do que ser um mero frequentador de templos, além disso submeter-se ao pastoreamento permanente, inserindo-se nos afazeres da obra de Deus e vivendo em comunhão com os irmãos. Essa combinação fez uma diferença muito grande no processo de restauração do nosso casamento.
- Relacionamento: Andar com pessoas que possam ensinar pelo exemplo. No tempo da crise o que mais precisávamos era de instrução e direcionamento, e fomos agraciados homens e mulheres que tinham integridade e vida com Deus. Muitos casais, quando enfrentam problemas, terminam pedindo orientação com pessoas que não tem compromisso com a verdade, com o casamento e isso pode levar a consequências terríveis.
Começamos do jeito errado, mas ao longo do caminho nos permitimos ser tratados. Aprendemos que Casamento não é uma luta, mas vale a pena lutar por ele, e que o inimigo do casamento só é vencido se estivermos aliançados com Deus na pessoa de Jesus.
Em 2012, nos casamos civilmente e na Igreja. 15 anos após o primeiro sim, vivemos em perfeita harmonia conjugal, com a convicção de que podemos ser referenciais para outros casais e principalmente para os filhos lindos que Deus nos deu, Walace e Evelyn.
*Castro foi ordenado pastor da IMUB em 2017, e com Léia, realizam pastoreamento permanente da Rede de Casais da Igreja Missionária Unida Catedral da Família em Porto Velho – RO.